Hoje vamos falar um pouco das estrias que tanto nos atormentam e dar algumas dicas e como evitá-las!
Dentre os problemas de beleza que mais nos afetam, as estrias estão entre os primeiros lugares! Um horror né?!? hehehe
O que são estrias?
Estrias são cicatrizes que marcam a pele geralmente em formato de listras. Elas são provocadas por grandes distensões (esticamentos) na pele, como na fase de crescimento, gravidez, ganho de massa muscular, obesidade, o efeito sanfona. Com essa distensão, as fibras de colágeno e elastina (que são responsáveis pela nossa elasticidade) localizadas na nossa pele se rompem formando uma linha em relevo de cor de avermelhada a branca.
Elas são mais comuns em nós mulheres, que aparecem mais na área do bumbum, coxas, abdômen e nos seios, mas em homens ela também é comum, principalmente nos que malham em excesso ou fazem uso de anabolizantes.
Bom, existem dois tipos de estrias: estrias brancas, que são consideradas cicatrizes e não há mais processo inflamatório, e as vermelhas ou roxas, que são recentes e estão na fase inflamatória.
Tratamentos para estrias
Na verdade, NÃO existe tratamento 100% eficaz para estria! Não se iludam que com aqueles milagrosos tratamentos estéticos e caríssimos suas estrias vão sumir! Mentira! Elas vão apenas ser disfarçadas, podendo melhorar até 60% sua aparência!
Dentre os tratamentos que DIMINUEM o aspecto das estrias estão o tratamento à o laser, os ácidos, o peeling e a dermoabrasão. Nesses tratamentos, as estrias avermelhadas, que são mais recentes respondem melhor ao tratamento, podendo até ficar até imperceptíveis!
Ressaltamos que o MELHOR tratamento para as estrias são EVITÁ-LAS! Sim, evitá-las!
Dicas de como evitá-las
- Mantenha a pele sempre bem hidratada.
Uma pele hidratada tem mais resistência a rupturas. Os hidratantes à base de óleo de semente de uva, macadâmia, amêndoas e rosa mosqueta são as melhores opções.
Eu já fiz uso do óleo de amêndoas puro, e as estrias avermelhadas disfarçaram muito! Claro que não foi em um dia e nem em dois, mas com o tempo elas quase sumiram!
- Beber água, muita água!
Se hidrate para poder hidratar sua pele!
A pele é o primeiro órgão que se desidrata, pois está constantemente exposto a agressões como o sol.
- Pratique exercícios físicos.
A atividade física mantém a pele firme, evitando as estrias. Só é preciso tomar cuidado com exercícios muito intensos, que podem levar ao ganho rápido de massa muscular e à hipertrofia, esticando demais a pele.
Procure ingerir no seu dia a dia alimentos ricos em colágeno, que são proteínas, como exemplo a gelatina, que além de ser uma delícia, é rica em colágeno. O colágeno por si só já é produzido naturalmente no organismo, mas para evitar a perda de produção, é importante investimentos na alimentação!
Alimentos ricos em proteínas e em vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco e silício estimulam a produção de colágeno.
Alimentos ricos em proteínas e em vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco e silício estimulam a produção de colágeno.
Carnes, ovos e peixes são fontes de proteína. Consumi folhas verdes mais escuras são fundamental para a reaplicação da célula. Aveia e leguminosas são ricas em silício. Frutas cítricas como laranja,limão, abacaxi, são fontes de vitamina C.
Além desses alimentos, podemos encontra em farmácias de manipulação o colágeno hidrolisado, que é ótimo para quem quer evitar estrias! Mas lembrando, que você não vai tomar uma vez e sentir melhoras na pele, é tudo à longo prazo! Temos que ter paciência e não desistir hehehe
Bom, espero que vocês tenham gostado das dicas de hoje!
Fiquem ligadas que amanhã tem mais!
Beijos e bom final de semana!
Larissa Marchetti
Nenhum comentário:
Postar um comentário