sábado, 30 de novembro de 2013

ALISAMENTOS DE CABELO

Bom dia gente, hoje vamos falar alisamentos de cabelo!
Todas nós queremos um cabelo bonito, seja enrolado, ou liso! Para quem prefere cabelo liso, existem vários tipos de alisamento hoje. Vamos mostrar para que servem alguns alisamentos. 


   


Escova Progressiva: A técnica foi batizada com este nome, pois o efeito tende a melhorar a cada aplicação. Para cabelos muito cacheados ou afros ajuda a reduzir o volume e domar os cachos, mas não chega a alisar os fios.

Durabilidade: em torno de 3 meses

Escova definitiva: O procedimento possui este nome pois os cabelos não perdem o efeito liso com as lavagens, apenas quando os fios crescem. A técnica é também conhecida como escova permanente, alisamento japonês e reestruturação térmica. E promete durar mais tempo que a  progressiva. A escova definitiva usa produtos que mudam a estrutura interna do fio. Por isso, o bom resultado depende do cabelo estar saudável e do cabeleireiro dominar a técnica.

Durabilidade: em torno de 6 meses

Escova marroquina: A diferença das citadas acima é que, por utilizar um neutralizador, a escova marroquina permite que você prenda os fios no mesmo dia do processo e lave-os no dia seguinte. A fórmula costuma incluir a combinação de 0,2% de formol (limite permitido pela Anvisa), queratina, proteínas da seda, argila e cacau. 

Durabilidade: Até 3 meses

Alisamento fotônico: Conhecido também como photon hair e laser form, este tipo de alisamento promete usar menos química que os demais, e hidratar intensamente os fios. O laser para tratamento de cabelo é mais superficial do que o utilizado pela medicina. Eles são semelhantes aos de consultórios odontológicos, que auxiliam no clareamento dental. A luz é utilizada durante a aplicação de um produto de alisamento. Em seguida, retira-se a química e direciona-se novamente o aparelho durante a aplicação do neutralizador.
Os aparelhos devem ter controladores de tempo que avisam quando o produto deve ser retirado do cabelo, garantindo a segurança. O laser pode ser usado também para fazer hidratação, reflexos, luzes, coloração e ainda auxiliar no combate a queda.

Durabilidade: De 4 a 8 meses

Escova de chocolate: O efeito depende muito do tipo de cabelo. Nos muito crespos ou afros, a escova ajuda a domar os fios e definir os cachos. Os ondulados se tornam super lisos. E os já lisos ganham hidratação, revitalização e menos volume. Em geral, o efeito fica mais natural que os outros alisamentos.

Durabilidade: Em torno de 3 meses.

Escova Inteligente: Também é conhecida como escova alemã, a escova inteligente segue a mesma lógica da progressiva, porém, a escova inteligente permite que os cabelos sejam lavados no mesmo dia do tratamento. Altamente hidratante, fornece resistência aos fios e revitaliza cabelos danificados. Reduz o volume do cabelo e alisa deixando um aspecto natural, sem ser um liso muito chapado. Cabelos crespos ganham cachos domados. O produto concentra queratina e menos de 0,2% de formol.

Durabilidade: De 2 a 3 meses.

Riscos de alisamentos
A maioria que prefere cabelo liso não sabe que a maioria dos alisamento tem um sua fórmula o formol (substância usada na escova progressiva para alisar os fios) e que ele é cancerígeno e proibido no país para alisar os fios.
Um pouco mais sobre o formol: O formol é um produto químico forte o suficiente para alternar o DNA celular e causar câncer. O risco da doença é proporcional à frequência com que a pessoa entra em contato com o produto. Isso significa que quanto mais vezes o formol for utilizado, maiores são as chances do tumor. O uso de formol para alisar cabelos é proibida pela Anvisa.  Segundo o órgão, o componente só é permitido como conservante adicionado durante o processo de fabricação nas indústrias, com concentração máxima de 0,2%. Por isso, toda atenção é pouca: para ter efeito alisante, é utilizado em doses elevadas, acarretando sérios danos à saúde de quem o prepara, aplica e recebe.

Outros riscos do formol
- Contato com a pele: tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras.
- Contato com os olhos: causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.
- Inalação: pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da frequência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.
- Exposição crônica: a frequente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.
Para não termos problemas com a quantidade de formol que é utilizado é bom fazermos pesquisas de salões de beleza e procurar sempre irmos à um profissional qualificado no mercado. 
Lembrando que nenhum alisante do mercado, que tenha como base esse ativo, recebe o registro do órgão. Sendo assim, sua composição não foi avaliada e aprovada e o produto é ilegal!!!

Alisamentos em casa
Cuidados com equipamentos para alisamento de cabelo: a famosa CHAPINHA
- Chamais utilize este ou qualquer outro equipamento elétrico descalço;
- Durante o manuseio, mesmo usando calçados com solado de borracha, não toque outra pessoa descalça ou um cachorro. Eles seriam condutores de energia e você pode levar um choque;



- Nunca utilize chapinhas ou secador de cabelo no banheiro ou próximo a ambientes com água;
- Cuidado com equipamentos em mau estado de conservação, eles podem causar choque e curto-circuito;
- Se o seu equipamento tiver plugue de três pinos, certifique-se de que há tomadas adequadas para sua ligação à rede elétrica;
- Sempre desligue os equipamentos quando for limpar ou guardar.
Estes são cuidados simples que podem ser adotados por qualquer usuário da tradicional chapinha para alisamento de cabelo ou qualquer equipamento elétrico usado a fim de estética.

Depois do alisamento
Mesmo que o alisamento seja feito corretamente, com o produto adequado, é possível que os fios apresentem algum estrago, como desidratação, falta de brilho, quebra... Por isso é sempre recomendável usar cremes, máscaras e silicones reparadores - há linhas especiais para a manutenção de alisamentos.


Bom, espero que tenham gostado, e para quem alisa o cabelo com frequência, vale a pena ficar ligado nas dicas e se informar melhor sobre os produtos que estão sendo aplicados no cabelo!

Larissa Marchetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário